2008-10-16

Um casario bonito


Esta casa fascina-me. Fica mesmo em frente à Praça, à fonte da aldeia. Tenho de investigar a sua história.

Pelourinho


O pelourinho é um elegante exemplar manuelino, classificado como monumento de interesse público.
O meu interesse é mais pessoal. O meu querido avô, António Manuel Veiga, passava ali muito tempo, conversando com os amigos, contando estórias e observando pacatamente o correr da gente soutelense.

História

Soutelo teve origem em herdade foreira da Coroa (reguenga), e a terra esteve sob jurisdição da vila e castelo da Pesqueira.

A história da povoação conhece-se melhor a partir da altura em que passou a terra à posse do bispo de Lamego (D. Paio ou Pelágio – 1211-1246) que fez dela póvoa, a repartiu em dezasseis casais e a aforou, concedendo-lhe carta de povoação.A Câmara da Pesqueira, embora concordando com essa concessão, colocou como condição que o povo de Soutelo ficasse sujeito ao foro (e às justiças) da vila da Pesqueira. Mas as coisas não caminharam nesse sentido, sentindo-se o povo prejudicado nos seus direitos.

O desenvolvimento de Soutelo teve origem no tardio século XVIII, com a instalação definitiva da nobreza que aqui começou a erguer as suas residências e armazéns. O incremento da vinha e do vinho do Porto com o Marquês de Pombal, deu a substancial ajuda à débil economia local.



adaptado da informação constante do site da Câmara Municipal de S. João da Pesqueira: http://www.sjpesqueira.pt/orgaos_autarquicos/juntas/index.php?action=getDetalhe&id=9

antiga Junta de Freguesia de Soutelo do Douro



2008-10-15

Uma árvore fantástica em S. João da Pesqueira, no jardim ao lado da Piscina Municipal.





A Quinta onde passou férias o Sr. John Major, que tinha seguranças por todo o lado a interrogar a malta que andava à caça de coelhos...



A estação do Tua, o ponto de encontro entre dois rios.